do bairro Jardim Pacaembu, em Valinhos...
Moro aqui há 5 anos e quando cheguei, o que mais me encantou foi o sossego do bairro. Apesar de estar perto da linha do trem e da rodovia dos Andradas, é um bairro bastante silencioso, se comparado com qualquer lugar de São Paulo. As vezes passa um trem, o chão treme um pouquinho mas nada que tire o adjetivo do sossego. Tem um burro que faz vez de galo e canta toda manhã, por volta das 5h. Tem um ar de fazendo se olhando o morrinho da foto, ao lado do Hospital, onde passam várias vaquinhas. Tem um ar de floresta, quando vejo os macaquinhos pulando nos galhos das árvores, assobiando, os bambus balançando ao vento... e como tem vento por aqui! Na floresta tem vários moradores como: saguis, saracuras, sapos, gambás... e muita maritaca voando pelos céus. É passagem de tucanos também. Outro dia olhando pela janela lá de casa, relaxado pelo sossego do bairro, quase não prestei atenção na música tocando no rádio: «o melhor lugar do mundo é aqui, e agora», do Gil. Caiu como uma luva para aquele momento e comecei a refletir. Saí do Rio de Janeiro há muitos anos, atrás de um sonho, de trabalhar, de encontrar um paraíso para morar e parece que desde então, fiquei na busca do paraíso. Morei em vários lugares, mas no paraíso... Naquele instante que ouvia a música me dei conta que o paraíso poderia ser realmente «aqui e agora». Entendi que o paraíso não é um lugar, mas, um estado de espírito. E decidi que aqui seria meu paraíso durante o tempo que morasse aqui. O melhor lugar do mundo é aqui, no Jardim Pacaembu, em Valinhos, e agora.
Dentro dessa nova perspectiva, resolvi colocar em prática algumas idéias para cuidar do melhor lugar do mundo. Como eu moro ao lado da floresta, me sinto mais dono dela do que qualquer cidadão de outros bairros de Valinhos. Então, me sinto triste quando há queimadas, quando jogam lixo na floresta, quando despejam cargas de concreto ou entulho nela, enfim, quando desrespeitam a natureza do melhor lugar do mundo. Pensei também nas outras coisas que o bairro tem, muitos moradores, comércio, árvores, praça, e me dei conta que sozinho não conseguiria manter todo esse paraíso. Então, me deu a idéia de usar meus conhecimentos para divulgar algumas idéias e buscar apoio e também contaminar outros moradores com a música do Gil.
Criei este blog para nos conhecermos e discutirmos idéias boas para o bairro. Imagino uma comissão de festas para organizar eventos, uma Festa Junina, encontros, trocas, atividades com as crianças, uma comissão de meio ambiente para planejar ações de plantio, de preservação, uma biblioteca virtual... e por ai vai. São tantas as possibilidades e tudo começa com um primeiro passo. Está dado!
O que você pensa sobre isso? Quer participar?
Deixe um comentário, seu contato, uma idéia, sugestão... Se você preferir, deixei uma caixinha na padaria do japones para comunicação. Deixe uma mensagem, uma sugestão e seu contato.
Versão para impressão - n° 1 -->>
Nenhum comentário:
Postar um comentário